O melhor gerenciador de aventura para DMs

Semana passada me deparei com uma indicação do rolando20 sobre um suposto programa para DMs (no twitter). resolvi conferir… e achei o melhor gerenciador de aventuras EVER!

Masterplan é um leve e simples programa que pode fazer a sua vida de mestre mais fácil!

A princípio ele parece apenas um daqueles programas antigos de win98/95 com uma cara acinzentada, mas não se deixe enganar leitor, ele pode fazer muito mais!

Baixe ele aqui para ver com os próprios olhos!

Masterplan - Principal
Masterplan - Principal

Precisa de ajuda? Certo, então vamos. Para começar devemos criar um novo projeto customizável para grupos de níveis e tamanhos diferentes. E depois a tela principal da campanha aparece.

Aqui começa a diversão! Quando clicamos em adicionar um novo ponto uma janela se abre e podemos adicionar detalhes da história, elementos de jogo (Encontros, Skill challenges, e quests), parcelas de tesouro e ligações desse ponto com outro da história.

Esse ponto seria a unidade básica de plot. Criando vários pontos e interligando todos temos agora uma aventura completa!

Somente por isso eu agradeço ao espaguete voador por finalmente ter um programa pra fazer o trabalho chato do mestre! O que eu queria (mas nunca encontrei em lugar nenhum) era algo que me liberasse do trabalho sujo de pesquisar monstros, fazer cálculos, montar skill challenges, e gerenciar o tesouro e me deixasse com tempo livre para efetivamente criar a história.

Ou posso amaldiçoar alguém por nunca encontrar algo tão simples em todos esses anos de RPG! Sério… Ele praticamente é um serviçal ao qual você dita suas anotações de mestre! Para ser perfeito só faltava me abanar no calor!

Mas calma que ainda tem mais. Quando adicionamos um encontro, podemos escolher quais criaturas farão parte do grupo de monstros, separar npcs e aliados, customizar monstros… enfim… fazer o você que quiser!

Depois podemos incluí-los em mapas criados anteriormente(inclusive com marcadores), criar “encouter decks”, templates, variantes de monstros (já citados…), NPCs, “Powers” e calendários próprios do seu mundo, !!!

Masterplan - combate
Masterplan - combate

Como se não bastasse, ele auxilia nos encontros também. Basta selecionar o encontro e clicar em “Run” e você não precisará mais deixar aquele jogador mala controlando as iniciativas e nem fazer o seu grupo dormir enquanto desenha/monta o mapa. Ele gerencia iniciativas, dano, condições, posições dos jogadores e inimigos no mapa e iluminação da área de combate.

Libraires com monstros novos, tiles ou templates podem ser adicionados ao programa evitando que você tenha que atualiza-lo na mão sempre que acha um livro novo (embora eu não tenha sido muito feliz na tarefa de encontrar uma sequer para download).

O Masterplan tem muito mais funções do que isso, mas deixo para quem baixar e testar o veredito final. Infelizmente ele tem ainda alguns problemas, como bugs e a lista pequena de monstros e templates, mas nada que não possa ser adicionado manualmente.

E o último ponto negativo talvez é que ele está sendo desenvolvido apenas por uma pessoa e aparentemente como projeto pessoal. Ou seja, não sei até quando será suportado e nem se haverão atualizações.

Conclusão

Pontos positivos:

  • Simples;
  • Leve;
  • Altamente customizável;
  • Melhor gerenciador EVER!

Pontos Negativos:

  • Alguns bugs;
  • Library pequena;
  • Suporte incerto.

Para quem quiser saber mais, fica aqui o site, e o fórum de discussão do programa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*