Rpg cerveja

Então, fora da denominação comum de rpgs indies, tem os realmente zuera, aqueles que são feitos para serem simples, toscos e muito engraçados. São conhecidos em inglês por beer and pretzel rpg, que eu carinhosamente traduzi por rpg cerveja.

Fora dos artigos de tipos e castas de rpg indie anda um grupinho pequeno mas não menos importante que gosta de um rpg mais sussa pra de vez em quando, prum happy hour nerd.

A idéia é que ele tenha poucas regras e que possa ser jogado com jogadores levemente alcolizados…

Aqui vão alguns:

O clássico, o primeiro, o alfa e o ômega, o cão chupando manga:

KOBOLDS ATE MY BABYkobolds

Jogue com um kobold faminto, que junto com seus companheiros igualmente famintos, tentam desastradamente roubar a melhor iguaria kobold: um bebê humano. Simples e rápido você cria personagens que podem ter armaduras de papelão e usarem de espadas quebradas à lápis de arma. Escolha entre os alinhamentos : awfull hungry, chaotic hungry, blonde (você gosta de golfinhos) dentre outros. Das poucas tabelas que existem no livro umas seis são dedicadas a mortes aleatórias para kobolds, como por exemplo uma vaca caindo do céu, ou pura combustão espontânea. Você enfrenta aldeões, guardas, cachorros, galinhas e outros kobolds famintos que tentam tirar de você aquele prato maravilhoso.

kambheader950x

A diversão de KAMB não é só a proposta, mas por meio de mecânicas interpretativas, onde você faz ou diz algo e ganha jogadas e bônus, ou simplesmente precisa falar e fazer coisas em horas específicas por que a regra é assim, como : “Todos salvem o rei Torg” (toda vez que ele é citado). Alguns exemplos são: a possibilidade de ganhar uma jogada latindo como um kobold, de ganhar glória de feitos de outras pessoas falando “e eu chefe!” no final de um discurso, a possibilidade de continuar vivo se você fizer um memorial dramático da sua vida inteira no leito de morte, dentre outros.

dr_ninjaburger_coverOutro igualmente insano é o NINJA BURGUER, que até já ganhou comercial na food network, nele você joga com um ninja tentando entregar hamburgers em locais altamente protegidos, e tendo o deadline de 30 minutos ou você morre. Quem conhece os filmes de rpgs como Gamers deve ter visto o Gamers 2: dorkness rising e visto uma paródia de ninjas entregando pizza.

Por consequências lógicas muitos desses jogos não chegam ou formato de um rpg em sí, e ficam no campo dos cardgames, como apples to apples, cheez geek dentre outros perdidos. Alguns ultrapassam essa barreira e existem em vários formatos, como Munchkin que é um rpg e cardgame ao mesmo tempo. good_bad_munMas no caso do rpg de Munchkin ele não é tão cerveja assim, mas não deixa de ser também muito divertido.

og_mb_200Por aqui temos Terra de Og, supercerveja mesmo, feito a partir do Og original, lançado em livreto em um encontro em são paulo em 2002. O original já tem sua unearthed edition lançada e ja resenhada claramente pelo Luiz da pensotopia.

Bom, com cerveja ou sem cerveja, um rpgzinho básico pra se divertir sem complicações é sempre bom né, principalmente quando você vai inserir alguém que não tá muito afim de decorar livros inteiros antes de jogar… bom pra trazer namorada pra mesa de jogo! Mas cuidado com seus amigos bêbados….. pensando melhor, explica D&D certinho pra ela e joga sóbrio.

E lembrem-se beber e mestrar é uma experiencia emocionante, se beber não dirija, aproveite o fogo e faça uma aventura no bar mesmo!

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*