Fight Club

Sabe que eu escrevo sobre rpg Indie.

Compro rpg indie, leio e até jogo…

Mas de tempos em tempos vem aquela vontadezinha básica: Dar porrada!

Interpretar é super importante pra mim, escrever história e participar do cenário, mas sem umas lutas não rola. Não me entendam mal, não faço questão  nenhuma de ser sempre o vencedor, muito menos de ser sempre do tipo invecível super fodástico… mas lutar é importante!

Por que? Ué por que luta é um simbolismo dos conflitos internos que passamos, das dificuldades que temos de lidar com a realidade e com os outros. A luta para impor sua forma, seu jeito, sua marca na cena, no d… quer saber, admitam: vocês querem porrada!

b00003w8nm01lzzzzzzz

Se você for desse tipo, e seu grupo também, então aqui v ão algumas dicas de como assumir isso e tornar sua aventura mais bélicas!

Vamos as regras:

#1 – The first rule of Fight Club is, you do not talk about Fight Club.

Primeiro, se forem lutar toda a aventura, e se todos concordam em lutar, então não tem por que ficar tachando a aventura de “porrada”, nem de ficar menosprezando as pessoas que gostam desse tipo de aventura.

#2 – The second rule of Fight Club is, you DO NOT talk about Fight Club.

Não fiquem criticando quem apela ou despreza cenas de representação, todos concordaram que iriam jogar isso, então vamos em frente. Sem preconceitos.

#3 – If someone says stop, goes limp, taps out, the fight is over.

fight-clubSe alguem do grupo se cansar de lutar, cansar das cenas, quiser sair da batalha: deixa ele. Não faz sentido forçar uma luta que o grupo não está procurando.

Outro ponto importante é: Se for colocar inimigos fortes contra os personagens, como mestre você deve estar sempre atento a quanto os jogadores estão se divertindo, ninguém quer um massacre… ou quer?

#4 – Two guys to a fight.

Tente se concentrar sobre o que está acontecendo, ou seja, tente trazer o sentido de cada luta à dois lados, qual esta atacando, e qual esta defendendo. Assim fica claro para os jogadores sobre o que é aquela luta, com o que eles devem se preocupar e que posições estarão assumindo enquanto lutam.

#5 – One fight at a time.

Por mais que multi-plots sejam emocionantes, tenta como mestre e como jogador se concentrar em um deles por vez. Se puder faça com que os vilões e os plots confluam, convertam para o mesmo ponto, assim você pode ter “uma luta” acontecendo por vez.

#6 – No shirts, no shoes.

600px-no_shoesEssa é uma regra bem importante. Nada que te atrapalhe à lutar, nada de pequenos familiares, ou dependentes, nada que possa estragar ou morrer se você não pular na frente. Tenha uma luta “limpa” direta, sem preocupações com detalhes que não envolvem a luta em sí

Outro ponto importante é eliminar do sistema a regra de quebra de material passiva. Alguns sistemas pedem que você mantenha controle da força dos seus golpes para não quebrar suas armas, assim a cada golpe você tem que manter controle de vários números. Tire isso, ou troque de sistema, um equipamento só deve quebrar quando alguém mira nele e tenta ativamente quebrá-lo

#7 – Fights will go on as long as they have to.

Não se incomode de gastar a sessão inteira numa batalha campal. O grupo decidiu que quer lutar, então não se incomodem em gastar toda sessão com isso, e se precisar para a luta no meio: tire uma foto do campo de batalha, com posições e pare no começo do turno para não ter duvidas.

#8 – If this is your first night at Fight Club, you have to fight.

Aqui vai uma regra que aprendi a duras penas:

TODA A SESSÃO TEM QUE TER UMA LUTA.

Pode ser a morte da bezerra, o requiem de mozart, a entrega do decálogo, não importa o momento da história… sempre faça uma luta por sessão.

11Seus jogadores sedentos por sangue não atravessaram a cidade e desmarcaram compromisso para não verem sangue por mais uma semana, win the crowd maximus, dê a eles o que eles querem! Fora isso acrescente cada personagem, pdj ou pdm, durante uma luta, eles nunca se esquecerão.

5 Comments

  1. Opa! porrada sempre é necessário!!
    Só discordo a respeito dos itens quebrarem. Fica mais emocionante quando alguém destroí sua espada e vc tem quem… bem.. partir pra porrada!!!

  2. É, eu não gosto de regra de quebrar itens que seja passiva, ou seja, a cada ataque você tem que checar se sua espada quebrou ou não. Já a respeito de sunder…. ai sim é bem legal!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*