Por que se sujar faz bem!

Comer enquanto se joga é de praxe. Quem nunca deu uma pausa no jogo para arrumar algo pra beliscar? Sempre escuto as mesmas coisas a respeito de comida durante sessão:

-Algo pequeno que não precise de talher e que não suje a mão.

Mas na verdade qualquer comida suja a mão, mesmo pipoca suja a mão então vou começar quebrando um tabu da comida rpgistica e dizer que sujar ou não a mão não deve ser levado em conta quanto ao emprego ou não do alimento em sessões.

E talher pode?

Pode! Mas faça uma pausa. Não precisa devorar um pedaço de pizza em cinco minutos enquanto mata um zumbi, faça uma pausa de cinco ou dez minutos, respire, saia pra fumar um cigarro (para quem fuma) e coma seu pedaço de pizza em paz. O que me faz pensar na primeira e essencial questão:

TEMPO

O problema de comer em sessão não é se é portátil ou limpa, é se toma ou não tempo da sessão, a partir dessa regra é que se criou o hábito de não comer coisas que atrapalhem ou sujem, por que elas tomam tempo. Mas que tempo vale a pena ser gasto?

Quebrando alguns mitos, nada mais do que cinco ou dez minutos devem ser gastos no meio da sessão com uma pausa para comida. Encher o copo de refrigerante não entra nessa conta, é algo que não atrapalha e nem toma mais do que alguns segundos.

Um bom prato de comida não demora mais do que 10 minutos para ser limpo, e é muito mais rico que salgadinhos.

Nesse sentido gostaria de combater o mito da pipoca: pipoca é o melhor alimento para jogo! Mentira: pipoca toma tempo (comer os pequenos pedacinhos podem tomar horas, sujam as mãos (principalmente agora que as pessoas viciaram em manteiga na pipoca) e não alimenta. O que me leva a segunda questão:

SUPRESSÃO DA FOME

Muita gente acha que é só comer que a fome passa. Mentira, a fome depende de uma série de fatores, além da ansiedade (sobre o qual não posso dar nenhuma dica que não seja- relaxa!) uma alimentação balanceada não deve gerar fome por pelo menos duas horas, ou seja, se você comer legal antes do jogo e fizer uma boquinha no meio você ta legal!

O que conta nessa alimentação: carboidratos, que seriam as energias normais do nosso sistema, com elas a sensação de saciedade aumenta e nosso desempenho também. Proteína também é muito importante por que ela atrasa o aparecimento da fome, ela prolonga a saciedade, assim um pão com carne pode ser seu melhor amigo numa sessão (depois do seu animal companion e o clérigo do grupo é claro)

Então recomendo essas coisas de se comer com varias coisas dentro, como sanduíches, falafels, acarajés, wraps, temakis e pães rechados. Para os sortudos que tiverem uma máquina de arroz, deixe uma leva daquela delicatessen nipônica pronta pode ajudar muito, um furikake aqui, um ovinho frito ali e pronto, de novo uma refeição “completa” que te segura por mais um bom tempo.

Mas para não ficar só no papinho, vou passar uma receita pra vocês, de um brownie que eu faço e que pode enriquecer a dieta do seu grupo:

BROWNIE DAS TREVAS

  • 2 xic farinha
  • 2 xic açúcar
  • 1 xic de chocolate em pó (o melhor que você conseguir- do padre ou cacau em pó)
  • 1 col café de sal
  • 4 ovoa
  • ½ xic de óleo
  • 1 col chá de essência de baunilha

Misture tudo e coloque numa forma média, num forno aquecido a 200º por cerca de 15 minutos, vai depender do seu forno. O segredo do brownie não esta na receita mas no processo, não deixe ele assar demais, espere as bordas aparecerem secas mas o meio do topo ainda estar em sua maioria úmido, aí desligue o forno e deixe ele esfriar lá dentro. Demora umas três receitas até você conhecer seu forno e poder acertar o ponto.

Pode acrescentar:

  • Nozes
  • Amêndoas
  • Passas

1 Comment

  1. cara, essa moda ta pegando…
    O Rsemente vez por outra dava umas receitas no Pergaminhos Dourados.

    Vou tentar fazer isso, mas confesso que estranhei as xícaras de açucar, de chocolate e SAL…

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*