Tradição 3,5- Reativando a estante!

Então, aqui nesse site somos democráticos, temos matérias para os que jogam o D&D 4th edition, para os que ainda jogam 3,5, para os que jogam rpg indie, artigos que falam de rpg em geral para todos (só não temos artigos ainda de 3D&T, mas essa é uma outra história). Agora vou falar de possibilidades de reutilização de livros de 3,5, de variações e possibilidades diferentes. Assim como aquele jogo que você termina e derrepente descobre um cheat engraçado ou uma roupa diferente e decide terminar o jogo novamente. Para a emoção de um sistema não morrer é necessário imaginação e esforço, e quando bem feito da bons resultados…

Possibilidades de Variação:

1- Utilize regras alternativas- Mudando algumas regras no D&D básico você cria um mundo bem diferente, de pequenas mudanças em classe à mudança mundial no nível de poder. O melhor livro para começar com essa prática é o Unearthed Arcana, cheio de possibilidades diferentes, utilizado com os “completes” e algumas dragons específicas você tem regras diferentes e complementares capazes de mudar completamente a experiencia do jogo. Claro que o segredo aqui é tentar harmonizar as diferenças, assim como em um prato você tem que pensar em como misturar os ingredientes e formar um todo que agrada. Alguns exemplos interessantes, com curtas descrições de mudanças no ambiente são:

  • Gestalt (Unearthed Arcana  pág. 72): Personagens com duas classes simultâneas, que ganham o melhor benefício entre as duas e os dois sets de habilidades especiais. O que cria um mundo poderoso onde os magos podem ter tido treinamentos de clérigos ou guerreiros, tendo magias de cura ou pontos de vida e chance de acertar altos. Os jogadores costumam adorar e muitas vezes conseguem jogar com menos pessoas,  aventuras para personagens gestalt devem ser precisamente balanceadas para testarem seus poderes que são muitos mas não alcançam dois personagens somados. ótimo para poucos jogadores e grupo sedento por sangue
  • Parry/Tournament Rules/Fighter feats (Dragons variadas): A primeira regra soma a possibilidade de se aparar cada ataque recebido, e oferece muitos feats para se enriquecer e incrementar a possibilidade, estão presentes na Dragon 301. As regras de Tournament criam a possibilidade de receber glória e status a partir de torneios e afins, Dragon 303. Em várias Dragons existem espalhados pelas diversas matérias feats que enriquecem a classe de fighter, dando mais diversidade aos seus movimentos ou à suas caracterizações, como o feat que melhora o ataque com armas de duas mãos devido à experiencias passadas com pianos. Para aventuras sem magia que se busque diferenciação em um grupo grande de fighters.
  • EVITE: Qualquer livro da Mongoose, aparentemente eles não tiveram tempo de testar o que escreveram e o poder das habilidades variam mais que o clima de São Paulo.

2- Utiliza ambientações diferentes- Mudando o clima muda o jogo e é bem possivel ter novas experiências emocionantes uma vez que todos os seus jogadores estejam equipados com pistolas (Iron Kingdoms), ou a política mundial gire em torno do caos e da lei (Dragonlords of Melnibonè) ou caso você tenha raças felinas e feats cerimoniais (Arcana Unearthed/Arcana Evolved).

  • Culturas diferentes: As classes básicas são derivadas de diferentes culturas, nórdica, celta, mediterrânea e oriental. Use essa referência para adequar todas as classes a cultura que você escolher, numa aventura nórdica por exemplo os bárbaros poderiam ter muito mais status e liderarem naturalmente sendo os clérigos os próximos em comando, com a classe de fighter sendo reservada a arqueiros ou milicianos.
  • Outra Era. No livro do mestre você tem regras para usar equipamentos mais e menos avançados. Use essas regras como norte para uma aventura que tenha um cenário completamente diferente, pode ser algo bem primitivo, anterior a era dos metais, com poucas espadas e armaduras, ou algo contemporâneo como a época das grandes navegações, com pistolas e canhões. Existem livros específicos com regras adequadas, como d20 modern e suplementos, mas o segredo é que você não precisa deles, defina algumas diferenças para as classes e equipamentos e se divirta.

3- Mude o mestre, muitas vezes simplesmente mudando o mestre você muda completamente a experiência que se tem com um jogo.

Outras idéias de como reativar sua estante???

1 Comment

  1. Gostei, mas as dicas mais interessantes são aquelas que não se mexe nas regras, pena que os livros que tem mais variações estão em inglês.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*